BLOG MEIO AMBIENTE DE URANDI

Estamos publicando textos, fotos e vídeos nesse blog para monstrar à população de Urandi a realidade dos inimigos da natureza, dizendo sempre a verdade. É a nossa participação como cidadão com base no art. 225 em que todos têm o direito de preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

BARRIGUDA DO BAIRRO D C 5 URANDI-BAHIA

A Barriguda é conhecida por paineira, isso se deve ao fato de seus frutos quando secos liberarem a paina, que antigamente usava-se muito para encher travesseiro. Árvore típica do Brasil, muito encontrada na Caatinga, sendo bastante resistente a seca já que guarda água em seu interior. Possui um caule gordo (daí o nome Barriguda) podendo chegar a 1 metro de diâmetro, nele há uma incidência enormes de espinhos. A madeira é mole, leve e de pouca durabilidade. Suas flores são brancas ou róseas. O fruto aparenta a um mamão verde, porém, ao contrario do mamoeiro esses ficam pendurados nas galhas feitos pinhas e não no caule. As sementes enquanto dentro dos frutos estão envoltas a paina que ao serem levadas pelo vento, quando os frutos rompem, acaba ajudando na dispersão. Ela pode chegar, quando adulta, a 10 a 15 metros de altura. Possui copa larga e muito ramificada. No inverno perde toda a folhagem e ganha às flores.
Classificação científica:
Nome Científico: Chorisia glaziovii.
Reino: Plantas.
Divisão: Angiosperma.
Família: Bombacaceae.
Habitat: Nordeste brasileiro, na Região Agreste e Vale do Rio São Francisco.
 

Ateou fogo na Barriguda é crime ambiental
Segundo João Ezequiel Filho, apesar da legislação ambiental prever pena de reclusão, todos os incêndios e focos foram causados pelo homem, o que mais foi percebido no semblante dos moradores foi a revolta diante de um crime ambiental que poderia ser evitado a queima das raízes da Barriguda do Bairro DC 5, no Município de Urandi-Ba.
A situação é mais crítica na área abaixo da Barriguda, diz João Ezequiel, que a legislação brasileira é clara que não pode desmatar e queimar matas ciliares 30 metros de suas margens.
A prática de limpar terrenos cortar árvore e atar fogo são práticas irresponsáveis, além de degradar o meio ambiente prejudica a saúde dos moradores.
Ainda falta educação para essas pessoas, que ateiam fogo em qualquer lugar, viram as costas e saem, ignorando a dimensão que fogo possa atingir e o crime que acabaram de cometer.
Devido a isto, os moradores do Bairro perguntam, será que esse crime ambiental é mais um que ficará sem punição para os culpados?
QUEIMADA SEM AUTRIZAÇÃO DE ÓRGÃOS AMBIENTAIS É CRIME

Um comentário:

  1. BOM DIA !
    ESTOU TENTANDO LOCALIZAR UMA TIA QUE MORA EM BARRIGUDA NA BAHIA....SOU DO MARANHAO CIDADE DE BACABAL.

    O NOME DELA É GENEDITE LORENÇO MARTINS
    SEU IRMAO É REGINALDO LORENÇO MARTINS MEU NUMERO DE WHATSAPP 99-9 81436732

    ResponderExcluir

MEIO AMBIENTE DE URANDI